Acerca de mim

A minha foto
Porque quando pensamos em convés, pensamos em mar, em viagem, e porque a vida é uma viagem, em que há destinos melhores que outros mas é da nossa conta escolhê-los e cabe a nós desfrutar deles. Porque quando pensamos em esquina, pensamos em mudança, e porque todos nós já passamos por mudança, mais ou menos boa. Porque uma viagem pode significar mudança e uma mudança pode significar viagem, intitulei o blogue "Convés da esquina". Vai ser meu uso frequente o porque, porque para mim mais importante que a consequência e os actos em si, é a causa, a justificação, a intenção. Porque para mim porque é sagrado!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Verdade, será ela sempre indispensável? - Crónica da semana I

Quando imagino um mundo diferente, todo ele repleto de verdade e desconhecedor da mentira, observo choro e arrogância, rudeza e frieza, um mundo cinzento e obscuro.
 Precisamos de mentir por vezes, ou pelo menos de omitir factos para proteger aqueles que amamos. Diz o povo e com razão "Mais vale uma mentira bem dita do que uma verdade mal expressada", com isto não quero influenciar qualquer um a criar um qualquer boato, a mentir compulsivamente ou a inventar acontecimentos, quero apenas transmitir o meu agrado por não vivermos num mundo perfeito, mas sim num local em que a mentira espreita. 
Torna-se fácil de comprovar que a mentira por vezes é nossa aliada, quando por exemplo temos aquela amiga que infelizmente não tem uma beleza propriamente natural e por isso se sente constrangida e afastada da sociedade em geral, não cabe a nós tomar iniciativa e dizer-lhe que é bonita exteriormente, mas cabe a nós elogiá-la pelas suas qualidades, sejam elas quais forem, cabe a nós omitir a nossa opinião por vezes dolorosa e que em nada a iria ajudar, cabe a nós responder que sim se ela perguntar se é bonita, porque se torna constrangedor para qualquer uma das duas que se diga não, porque se calhar até é isso que achamos do seu aspecto interior, e por isso até se transforma numa mentira bem dita, bem utilizada, a favor de todos, contra ninguém.
Como poderíamos então nós viver sem a mentira a acompanhar o nosso dia-a-dia, como poderíamos nós viver sem a ansiedade de saber se aqueles rapaz nos ama ou não, sabendo que quando ele diz não poderá estar a mentir, como poderíamos nós viver num mundo assim, porque o mundo sem a mentira era perfeito ou pelo contrário extremamente imperfeito, uma vez que a guerra, a corrupção e outros tantos males   teriam duas finalidades disponíveis. Será que eram indirectamente destruídos ou por outro lado se tornariam normais aos olhos do mundo e seriam protagonizados por todos os de coração frio? Deixemos a verdade combater contra a mentira e assistamos a essa valente guerra por uma luta daquilo que for melhor para todos nós. 

2 comentários: